Socorro e Vozes do Nambua cantam em Nambuangongo

Manuel Albano |
23 de Agosto, 2014

Fotografia: José Bule

Socorro, músico do Uíge, e o grupo tradicional Vozes do Nambua são os destaques hoje, a partir das 18h00, de um espectáculo a ser realizado no largo adjacente à Administração Municipal de Nambuangongo, no Bengo.

Promovido pela Associação dos Amigos de Nambuangongo (AAN), o espectáculo conta ainda com a participação especial dos músicos Yona e Canija Jackson, assim como dos locais Kanambuas, Ana Kaji e o grupo Ermon.
O concerto é o ponto alto de uma excursão turística e cultural ao município, destinada a promover o turismo cultural na região.
João Miranda, coordenador da AAN, disse ontem ao Jornal de Angola que  a iniciativa se enquadra nas comemorações do 72º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Natural da província do Uíge, Socorro começou a cantar gospel na década de 1980, acompanhada por instrumentos como a marimba e a viola. O músico já tem no mercado os discos “Meu Dever”, “Kuvata Dieto”, “Nzimbu” e “Ikuma”. 
O primeiro levou-o ao Top dos Mais Queridos, promovido pela Rádio Nacional de Angola, em 2008, e as distinções de Grupo Folclórico do Ano e Revelação Masculina, no concurso Top Rádio Luanda, em 2009.
O grupo Vozes do Nambua foi fundado em 2003 em Nambuangongo. Tem despertado, através das suas mensagens, a reconciliação e reconstrução nacional, assim como a educação moral e cívica para a mudança de atitude da juventude.
O grupo Vozes do Nambua tem no mercado os disco “Anami”, apresentado em 2010, e “Nzambi Yami”, de 2013, além de um DVD, com imagens de espectáculos e imagens de locais turísticos nas regiões de Caxito, Quicabo, Barra do Dande, Açude, Ninho no Panguila e Musseque Quicola.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA