Sucessos de Diabike com a Banda "Movimento"

Roque Silva |
6 de Abril, 2016

Fotografia: Kindala Manuel

O projecto musical “Quartas em Movimento” realiza hoje, às 20h00, no espaço Link, na Centralidade do Kilamba, em Luanda, um concerto, com a duração de quatro horas, de solidariedade com o músico Diabike.

Calabeto, Ary, Maya Cool, Sabino Henda, Fedy, W King e a banda Movimento cantam sucessos de sua autoria para apelar à sociedade a sensibilizar-se para com a situação de saúde de Diabike.
Chico Madne, porta-voz do projecto, disse ao Jornal de Angola que o concerto serve para adquirir ajuda financeira para pagar o tratamento médico do músico de Benguela, autor dos temas “Amadjangue”, “Margarida”, “Barona” e “Epata”, que padece de insuficiência renal e foi vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), por três vezes.
O porta-voz do projecto afirmou que o antigo integrante do conjunto S.O.S carece de assistência urgente porque não tem o que comer e nem como se deslocar às consultas.
A saúde dele é preocupante, disse o tecladista da banda Movimento que “o próprio Diabike assumiu num dos noticiários da rádio Luanda Antena Comercial (LAC) que não tem o que comer”.
Chico Madne disse que o autor de “Menina Feia” pretende continuar a contribuir para a cultura angolana depois de melhorar o seu estado de saúde, com o regresso aos palcos.
Vários músicos nacionais com destaque para  Yuri da Cunha, Eddy Tussa, Puto Português e a banda Impactus 4 participaram há cinco anos num espectáculo de solidariedade a favor de Diabike e várias outras acções de se sucederam em várias províncias, com vista a angariar fundos para o seu tratamento, o que segundo o próprio cantor, em entrevistas em alguns órgãos de comunicação, os bens arrecadados não foram suficientes para custear o tratamento.
Fernando Graça “Diabike” é natural de Benguela, onde iniciou a carreira. Mas foi em Luanda onde a carreira ganhou outra projecção depois de ter vencido uma das edições do concurso de descoberta de novos valores, denominado “Explosão”, produzido pela Televisão Pública de Angola (TPA). Interpretou o tema “Menina Feia” e passou a integrar o conjunto SOS como vocalista, com Eduardo Paim (solo e teclado), Chico Madne (baixo), Guinho (bateria), Levy (ritmo) e Bibi (congas).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA