Sucessos dos Kiezos são hoje recordados

Manuel Albano |
4 de Setembro, 2015

Fotografia: Kindala Manuel

Os feitos e o contributo dos Kiezos no desenvolvimento da música angolana são recordados hoje e amanhã num espectáculo de homenagem ao grupo, no Hotel Royal Plaza em Luanda, que assinala os 50 anos da sua existência, durante o projecto “Show do Mês”.

O responsável do conjunto, Gegé Faria, disse ontem ao Jornal de Angola que Os Kiezos tem mais de 200 composições e vão interpretar os melhores sucessos desde a sua criação nos anos 60, no bairro Marçal, onde começaram com a animação de festas. Ao longo do espectáculo vão acompanhar também os músicos convidados pela organização na interpretação dos seus êxitos.
Para assinalar a passagem do 50º aniversário Os Kiezos pretendia realizar um grande espectáculo mas por falta de dinheiro não é possível concretizar o projecto, lamentou o responsável. As quase cinco horas do concerto vão ser preenchidas com a interpretação das canções que marcaram o auge do conjunto nos anos 1970, com o vocalista Vate Costa, 1980, com Tony do Fumo, e 1990, marcados pelo comando de Zecax.

Renovação

Guitarra ritmo do conjunto, Gegé Faria informou que a celebração dos 50 anos do conjunto inclui o lançamento de um single com cinco temas, dos quais três inéditos e duas novas roupagens do tema “Rosa rose”. A novidade é a integração do músico Zé Abílio, justificada com a aposta “num processo de rejuvenescimento do grupo que tem ocorrido ao longo destes últimos anos”.
Gegé Faria realçou que o convite para Zé Abílio integrar a banda resulta da aposta num músico que se identifica também com o projecto do grupo e que garanta os mesmos padrões e perfil dos Kiezos.
“Estamos abertos a novas propostas e desafios, porque queremos deixar um legado positivo às novas gerações de artistas”, acentuou.
Formado nos anos 60 por cinco jovens no bairro Marçal, Os Kiezos prepara também o lançamento de um DVD com filmagens de espectáculos ao vivo da banda e entrevistas desde a fundação do conjunto até hoje.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA