Tchiema e Paris partilham palco


7 de Outubro, 2014

Fotografia: João Gomes

O músico Gabriel Tchiema vai partilhar o palco com o cabo-verdiano Tito Paris amanhã e quinta-feira, na segunda edição da “Quartas mil Caxinde”, a ter lugar no Espaço Chá de Caxinde, em Luanda.


O produtor do espectáculo, Rey Weba, disse à Angop que o concerto é realizado no âmbito do projecto de divulgação do CD “Cachupa ni Funje”, posto à venda no passado dia 27 de Setembro.
Rey Weba referiu que a iniciativa também pretende promover, através da música, os laços fraternais e culturais entre Angola e Cabo Verde.
Depois do espectáculo, os dois músicos vão fazer parte da digressão nacional, que inclui ainda os músicos Konde e Walter Ananás, e começa nas províncias do Sul e Norte do país.
Nascido no município do Dala, província da Lunda Sul, em 1966, Gabriel Tchiema tem editados os discos “Nhena Nhi Nhami”, “Dona” e “Azulula”. Deu os primeiros passos na música em Cabinda, onde, até 1990, cumpriu o serviço militar. É co-fundador da Banda ASP, com a qual ganhou vários prémios em festivais militares.
Tito Paris é um músico e compositor cabo-verdiano, nascido a 30 de Maio de 1963, no Mindelo, Ilha de São Vicente. Radicado em Lisboa, é um dos responsáveis pela divulgação da música das ilhas da Morabeza pelo mundo.
Lançou e produziu o seu primeiro álbum em 1987, um trabalho instrumental que dá relevo ao seu virtuosismo como guitarrista. Mais tarde, formou um grupo próprio, com o qual gravou o álbum “Dança Ma Mi criola”. Em 1996, lançou o álbum “Graça de Tchega”. O seu último CD tem o título de “Guilhermina”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA