Cultura

Top dos Mais Queridos homenageia a kizomba

O estilo kizomba, nas vertentes da música e dança, vai ser homenageado na edição 2018 do Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola - Empresa Pública (RNA-EP), cujo lançamento oficial é domingo, no programa Manhã de Domingo, em cerimónia a decorrer no Restaurante Miami Beach.

Cantora Ary foi a vencedora da última edição do concurso
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

A cerimónia, com transmissão em cadeia nacional nas rádios do Grupo RNA-EP,  conta com a participação, além de membros da organização do concurso, de personalidades ligadas a música, bem como vencedores de edições anteriores e membros do Júri do Prémio da Crítica.
Segundo um comunicado da organização, este ano, a escolha recaiu sobre a kizomba, a julgar pela evolução e a projecção atingida nos últimos tempos, dentro e fora do país. “Embora a vertente dança se tenha destacado mais na sua expansão, pretende-se com alguma referência cronológica viajar pela evolução rítmica deste estilo musical, passando, como não podia deixar de ser,  pela origem do nome e as novas tendências no estilo de dança”, lê-se no documento.
O concurso é disputado em duas categorias, sendo primeira a da votação dos ouvintes, a que define o artista angolano mais querido, e a segunda, a do Prémio da Crítica. De acordo com o regulamento, a votação dos ouvintes é feita em duas fases.  Na primeira participam todas as canções produzidas a partir de 1 de Outubro do ano anterior, na segunda, a votação é dirigida apenas aos dez concorrentes mais votados.
O Prémio da Crítica é uma atribuição feita a um tema musical extraído de uma obra que, embora não tenha conseguido alto nível de popularidade, lhe é reconhecida grande execução na harmonia, melodia, arranjos, interpretação e letra.
A atribuição deste prémio é resultado da votação de um júri constituído para o efeito. Os resultados do concurso são anunciados numa gala a realizar por ocasião do aniversário da RNA-EP.

Tempo

Multimédia