Valorização da identidade


31 de Julho, 2014

Fotografia: Francisco Bernardo

O Festival Nacional de Cultura (FENACULT), que se realiza de 30 de Agosto a 30 de Setembro, é uma oportunidade para valorizar e enaltecer da identidade cultural angolana, disse Kelli Silva à Angop.

A realização pela segunda vez em tempo de paz desta manifestação cultural, afirmou, é uma oportunidade ímpar e o reconhecimento do potencial cultural angolano.
“Estou ansioso poder assistir ao festival em tempo de paz, diferente do passado e que vai marcar os angolanos”, referiu.
O cantor declarou que “todos os agentes culturais” devem revelar os trabalhos internamente e no estrangeiro para se conhecer a realidade angolana.

Colaboração dos promotores


O encenador do Colectivo de Artes 17 de Dezembro disse que o FENACULT deve ter o apoio de todos os agentes culturais para ser um sucesso. António Carlos afirmou estar satisfeito com “o regresso de uma das maiores manifestações culturais do país” e que espera que o festival proporcione o maior intercâmbio entre agentes do sector.
Apesar do grande interregno em relação ao festival anterior, referiu, o FENACULT deste ano pode ter um grande êxito e ser factor de união do povo angolano.
“No primeiro festival participei como mero observador por ser mais jovem, mas neste sinto-me feliz por saber que estou lá como agente cultural”, declarou.

Artes plásticas

Isidro Semedo “Ti Massoxi” elogiou a realização do FENACULT, “uma porta para o desenvolvimento e demonstrações das artes”. O escultor, que disse que feira “é uma oportunidade para demonstrar o que é feito na província do Bengo”, prometeu tentar influenciar os jovens artistas na região a criarem o gosto pela arte de esculpir madeira”.
O artista afirmou que o festival também serve para se trocarem experiências e que tenciona expor mais de cem peças, entre as quais as do jacaré bangão, elefantes, o caçador, quitandeiras, chefes de família e lamentos da mãe zungueira.
A programação do FENACULT inclui as realizações do Festival Nacional de Dança e Música Tradicional Angolana (Huambo), Festival Internacional de Música do Sumbe (FestiSumbe), Feira do Artesanato do Dondo (Cuanza Norte), Festival Nacional de Teatro (Benguela), Festival Nacional de Vozes Femininas (Cabinda) e o V Encontro Sobre as Línguas Nacionais (Cuando Cubango).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA