''Variante'' no ano do Cuanza Norte


9 de Janeiro, 2016

Fotografia: André Brandão | Ndalatando

A realização, em Ndalatando, da 23.ª edição do Festival de Música Popular Angolana “Variante”, que consagrou a representante do Namibe, Esperança Essanju António, constitui o principal destaque das actividades culturais realizadas no Cuanza Norte, em 2015.

Instituído em 1984, o concurso de música Variante é uma promoção do Ministério da Cultura que visa promover a criatividade artística e a preservação da identidade cultural, no domínio da música.
Em 23 edições, o festival já consagrou, entre outras referências da música angolana, os cantores Mito Gaspar (com três títulos conquistados), Sabino Henda, Zé do Pau, Matias Damásio, Sandra Cordeiro e Kiaku Kyadafi.
Culturalmente, a província acolheu, mais uma vez, a Feira do Dondo, com a participação de mais de 40 expositores das províncias do Cuanza Norte, Luanda, Malanje, Cuanza Sul, Bengo e Uíge e cuja abertura foi orientada pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.
Na iniciativa, foram expostos vários produtos de artesanato, manufacturados e do campo, numa clara demonstração do potencial criativo e de produção dos expositores e criadores presentes.
A feira é uma reconstituição histórica sobre o entreposto comercial desta região, transformando-a num roteiro turístico e cultural, que passa pelos sítios e lugares de memórias, conjugando história, cultura, turismo e negócios.
Na vertente musical foi destaque ao longo do ano  2015 o despontar de nomes como os de Rosária da Silva, Epifânio e Dikadifuba que com muita persistência colocaram no mercado obras discográficas e cujas canções têm enriquecido o music hall nacional, além de outras manifestações artísticas, como o teatro e dança que conheceram igualmente uma evolução satisfatória.
A Direcção Provincial da Cultura no Cuanza Norte tem registados 26 grupos de danças tradicionais, 46 de dança moderna, 160 grupos carnavalescos nas classes infantis e de adultos, nos dez municípios, três agrupamentos musicais, 28 grupos de teatro, além de outros vários artistas individuais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA