Cultura

Vencedores do concurso são conhecidos amanhã

Roque Silva |

Os vencedores do 19º concurso musical, Top Rádio Luanda, são conhecidos amanhã às 20h00, no Clube dos Caçadores, ao bairro Miramar, edição em que a organização presta homenagem às artes plásticas.

Yola Semedo convidada para animar a gala do concurso é acompanhada pelos Impactus 4
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Além da tradicional divulgação dos vencedores dos troféus das 18 categorias, as artes plásticas, em particular,  a pintura ganha corpo e é exaltada pela estação radiofónica pelo incansável contributo dos seus fazedores na promoção da cultura nacional, face aos feitos alcançados no exterior do país.
O longo percurso da arte de esculpir em Angola, cuja maior referência do período pós-colonial foi Viteix que se tornou um legado, sobejamente aproveitado pela nova geração, vai ser celebrado com uma exposição sobre Luanda e a cultura angolana.
Os trabalhos são criados por artistas plásticos de vá-rias gerações, numa lista que inscreve dentre outros nomes, os de Guilherme Mampuya e Yana Van-Dúnem, enquan­to decorrer a cerimónia de entrega de prémios desta edição .
A gala tem vários momentos de animação musical, que vai  ter como destaque um mini-concerto de Yola Se­medo, actuações de alguns artistas concorrentes e de vozes de música alternativa.
Eleita recentemente Rainha do Carnaval de Luanda, pelo Ministério da Cultura, a artista Yola Semedo vai percorrer o seu repertório e interpretar temas inéditos durante a sua apresentação, cujo suporte instrumental vai estar à cargo da banda Impactus 4.
O porta-voz e coordenador adjunto do Top Rádio Luanda, Pedro Benge, confirmou ao Jornal de Angola as performances de Robertinho, Ângela Ferrão, Selda, Livongh, Anabela Aya, Zona 5, Filho do Zua, Toty Sa’Med, Roxane, Nerú Americano e Zé Maria.

Despique renhido
As 18 categorias em concurso estão distribuídas por géneros musicais, anos de carreira, e a qualidade de produção musical e de espectáculos, que garantem despiques renhidos entre intérpretes de várias gerações e produtores, que apresentaram trabalhos no ano transacto.
Os vencedores são escolhidos pelos ouvintes da Rádio Luanda, e são divulgados numa cerimónia com início às 21h00. Categorias referentes à versão Gospel, Voz Masculina, Balada, Afro House e Show do ano, são as que mais despertam o interesse dos ouvintes da Rádio Luanda e votantes. Até ontem, as referidas categorias foram as que receberam mais percentagens de votos.
O compositor, produtor, intérprete e guitarrista Roxane, lidera o número de indicações com quatro, nomeadamente, Balada e Versão do ano com o tema “Minha Viola”, original dos Irmãos Almeida, Kizomba, com “Colou”, e Revelação Masculina. O músico é seguido por Paulo Flores, Robertinho, Yola Semedo, Edmázia, Filho do Zua e Miguel Buila com duas indicações cada.
As votações decorrem até às 19h00 de hoje, na página oficial on-line do concurso (www.topradioluanda.com/votacoes).
O concurso Top Rádio Lu­anda, da estação homónima do grupo Rádio Nacional de Angola, premeia artistas nacionais da preferência dos ouvintes da emissora, por formas a reconhecer o valorizar e divulgar os seus trabalhos.
Motivar os músicos e compositores para desenvolverem e aprofundarem as suas aptidões artísticas dentro de um espírito de competição eticamente saudável, assim como maximizar a audiência da estação, promover a interactividade e atribuir prémios aos cantores e conexos da produção musical, é outro objectivo do concurso.

Top Rádio Luanda
Concurso musical da emissora da Kianda já vai na 19ª edição

18
Categorias em concurso estão distribuídas por géneros musicais

19
Hora do fim da votação na página oficial do concurso

21
Início da gala de premiação dos vencedores no Clube dos Caçadores

Tempo

Multimédia