Vivências do Sul contadas em disco

Adolfo Mundombe | Huambo
25 de Setembro, 2015

Fotografia: Santos Pedro

“Ovisungo Loviholo Lovisila Viofeka Yetu” é o título do quarto CD do cantor Jacob Malheiro Sungo, que chega ao mercado, em breve, e traz uma diversidade de estilos, desde o otchisosi, a sungura, o ossawaya e okatita, todos da região centro e sul do país.

O artista informou ainda que o CD, com 15 faixas, faz, nas suas letras, um enfoque aos hábitos e vivências dos povos do centro e sul do país, em canções interpretadas em umbundu, nganguela, cockwe e quimbundu.
“Com este disco pretendemos contribuir no resgate dos valores culturais, em particular o desta região e destacar a importância da nova geração continuar a conservar o legado dos antepassados”, disse, acrescentando que o título do disco significa em português “Canções das Tradições Culturais da Nossa Terra”.
Jacob Malheiro Sungo recordou ainda que os estilos musicais predominantes no disco fazem parte da região umbundu, de onde é natural, assim como de províncias próximas, mas todos assentes nos mesmos princípios culturais.
“As músicas sobre a tradição e cultura angolana, são uma marca da unidade dentro da diversidade, uma vez que queremos todos as etnias de Angola unidas e a partilhar os seus hábitos através das artes”, destacou o cantor.
A captação de voz, adiantou, está a ser feita em vários estúdios, com destaque para o Xandu Love, Zé Nay e VS Santos. Os acabamentos, disse, são feitos na África do sul.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA