Música angolana faz dançar Berlim


13 de Agosto, 2014

Fotografia: JAimagens

A música angolana foi destaque do festival de verão “WasserMusik” (Música Aquática) de Berlim (Alemanha), num programa que contou com a exibição de Bonga e Cabo Snoop.

A Casa das Culturas do Mundo, na capital da Alemanha, esteve ao rubro, com muita música angolana, com destaque para Bonga, que durante cerca de hora e meia de espectáculo interpretou temas que ao longo dos anos foi internacionalizando, entre os quais “Mariquinha vem comigo para Angola”, “Comeram a fruta”, “Lágrima no canto do olho” e “Água rara”.
Por seu lado, Cabo Snoop, reconhecidamente um dos nomes sonantes da nova vaga de músicos angolanos, interpretou temas do seu reportório, com destaque para “Windeck”, que deu nome a uma das mais recentes e bem sucedidas novelas produzidas em Angola. O espaço de apresentação de Cabo Snoop, designado por “Batida de Angola”, foi completado pelos também angolanos Dj Nigga Fox e os Homeboyz, que abriram o espectáculo nesse dia.
Entre os espectadores do festival tem estado o Embaixador de Angola na Alemanha, Alberto Correia Neto, funcionários da Embaixada e membros da comunidade angolana, além de nacionais de outros países de língua oficial portuguesa e público de vários outros países.
No festival foram exibidos dois documentários sobre o kuduro (“Urban Motion Angola” e “I Love Kuduro”), através dos quais o público ouviu histórias do surgimento e da evolução do kuduro, através de depoimentos de alguns dos seus intérpretes mais representativos, como Tony Amado, Sebem, Titica e Nagrelha. Este ano, o festival Música Aquática celebra o 40º aniversário da Revolução dos Cravos, que se assinalou a 25 de Abril. Daí a razão de terem sido convidados apenas músicos de países cujos povos se expressam em português e disponibilizados filmes desses mesmos países.
Aberto a 25 de Julho com o grupo brasileiro Daniel Nogueira & Projecto Coisa Fina, seguido da cabo-verdiana Mayra Andrade, o encerramento (16 de Agosto) vai estar sob responsabilidade do Conjunto Angola 70, integrado por alguns veteranos, como Botto Trindade, Chico Montenegro, Tulingas, Joãozinho, Dulce Trindade, Teddy Nsingui, Gregório Mulato e Carlitos Timóteo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA