Música angolana no ''top''do Reino Unido


14 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

Horácio Júnior é o primeiro angolano a entrar no “Pop Chart UK” (top do Reino Unido), lista instituída pela Indústria Musical que premeia as canções que mais tocam naquele país europeu.

Radicado há mais de 20 anos em Inglaterra, o cantor, compositor e produtor ocupa a 27ª posição com o remix “Baby I Love You (Deephouse Mix)”, extraído no segundo álbum de originais “Reborn”, numa lista em que figuram 40 músicas de artistas de renome na música pop mundial.
O músico está à frente de nomes sonantes, como Sam Smith, 28º lugar, com “Like I Can”, Jennifer com Iggy Azalea (29º), com “Booty”, Calvin Harris e John Newman (33º), com “Blame”, “I Found Out”, de Bimbo Jones & Bervelly Knight, e Waze & Odyssey e R. Kelly (35º), com “Bump and Grind 2014”.
Liderada por Clean Bandit & Jess Glyn, com “Real Love”, figuram ainda na lista os hits “The Days”, de Avicci, “Heroes (We Could Be)”, de Alesso e Tove Lo, “Burnin' Up”, de Jessie J e 2 Chainz, e “Dangerous”, de David Guetta e Sam Martin.
A imprensa inglesa especializada em música e que acompanha o Pop Chart Uk destacou a presença do músico angolano e de artista de outras nacionalidades, que entram pela primeira vez no top superando potenciais candidatos ao título, suportados por grandes indústrias musicais como a Atlantic, Virgin, Island, Parlophone, Relentless, Warner Bros., Epic, Sony, Capitol e Columbia.
Horácio Júnior é suportado pela própria produtora, a Majestic Productions. Passou a figurar na lista a 23 de Novembro, depois de uma acérrima promoção da música nas rádios e pelos DJ. As canções são avaliadas pela crítica formada por um júri integrado por analistas da indústria musical local.

Artistas angolanos

A próxima e última actualização deste ano acontece no final do mês.  Contactada pelo Jornal de Angola, a agente do artista considerou que o feito marca uma nova era para a música angolana, uma vez “abre as portas para os artistas nacionais divulgarem mais as suas criações no Reino Unido”. Para Fernanda Lima “isso é só o começo pois, a partir de agora, quem acompanha estes tops vai querer saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelos músicos nacionais. O mercado europeu está mais receptivo e aberto porque existem bons trabalhos a serem feitos em Angola”.
Um novo disco com várias versões do tema “Baby I Love You” é divulgado a partir da próxima semana, pela primeira vez nas rádios, em alguns países. O single e o videoclipe do tema é lançado oficialmente pela companhia BEAT 1, no dia 28 de Fevereiro.
“Reborn” é o título do segundo disco do artista, no qual consta a canção original “Baby I Love You”. Foi lançado em Março deste ano, em Luanda. O disco tem 12 temas em pop, música electrónica (dubstep) e afrobeat, interpretadas em inglês, e com coros em quimbundo e ganguela. O disco foi gravado na produtora Majestic Produtions, de Londres, e produzido por criadores de sucessos internacionais, nomeadamente Ian Prince e David Brant.
A colectânea “Care 4 me” lançada na Portaria da Rádio Nacional de Angola, em 2006, é o seu primeiro registo fonográfico. Horácio Júnior é formado em engenharia de som e produção musical pela North Middlesex University em Londres.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA