Cultura

Música e dança tradicional animam show em Saurimo

Contribuir para o resgate, preservação e divulgação dos valores culturais das comunidades rurais do país é o propósito da segunda edição do Concerto Regional de Música e Dança Tradicional que se realiza no sábado, às 19h00, no largo 1º de Maio, na cidade de Saurimo, Lunda-Sul.

Fotografia: DR

A iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Imogestin e apoio dos governos do Moxico e Lundas, Sul e Norte, visa recolocar a música e dança tradicional angolana na agenda cultural nacional.
No espectáculo, que tem como objectivo a divulgação da música e dança tradicional angolana, vão participar grupos de três províncias do Leste de Angola, porém, o destaque recai em Ngoma Yashina.
A primeira edição do concerto realizou-se no ano passado, em Ndalatando, capital do Cuanza- Norte, com a participação de grupos de música e dança tradicional e dos marimbeiros do Cuanza-Norte e de Malanje.
O Ministério da Cultura refere que em Angola cada estilo de música apresenta-se com um estilo particular de dança: “Não se pode dissociar a música da dança, dado tratar-se de duas manifestações culturais intrinsecamente ligadas, as danças tradicionais assumem uma presença ímpar, no quotidiano do povo angolano.”
O objectivo é destacar um produto de um contexto apelativo, que desde cedo o indivíduo interioriza às estruturas rítmicas da música nacional. “Apesar da presença constante da música e da dança, no dia-a-dia do cidadão, nota-se uma desvalorização crescente dos ritmos tradicionais angolanos, em favorecer os mais modernos e outros ritmos e estilos sob influência de outras culturas.”

Tempo

Multimédia