Música e poesia na Feira do Livro

Mário Cohen |
25 de Agosto, 2015

Fotografia: Paulino Damião

Várias obras literárias de autores nacionais estão expostas nos 40 stands montados na nona edição da Feira Internacional do Livro e do Disco inaugurada ontem à tarde em Luanda no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), pelo vice-presidente da Sétima Comissão da Assembleia Nacional, deputado Nuno Carnaval.

Entre as obras expostas na Feira destacam-se “Sagrada Esperança”, de Agostinho Neto, “As Aventuras de Ngunga”, de Artur Pestana dos Santos “Pepetela”, “Manana”, de Uanhenga Xitu, “O Que África Não Disse”, de Basílio Tchindombe, “A Dimensão Africana Cultural Angolana”, de Jorge Macedo, “Letras na Brasa”, de Luís Fernandes, “Berta Ynari”, de Jacques Arlindo dos Santos e “A Bicha e a Fila”, de Manuel Rui Monteiro.
À disposição do público estão ainda livros infantis como “As Duas Amigas”, de Cássia Carmo, “A Menina Joana”, de Sanumbo Valentim Solange, “Menino Que Queria Um Livro”, de Mauro Vieira de Oliveira, e “Lágrimas do Girral”, de Moniz Marques.  Ao intervir na cerimónia de abertura, Nuno Carnaval disse que apoiando iniciativas do género, “estamos todos a construir para que a democratização do saber e a socialização do conhecimento sejam um factor de acesso ao emprego e de diminuição das assimetrias sociais em todo o território nacional”.
Para o deputado, o livro é ainda “a nossa melhor ferramenta de trabalho, de acesso à cultura e o companheiro ideal em todos os momentos da vida”. Dentre outras actividades culturais, a Feira reserva para quinta-feira, às 19h00, a exibição da longa-metragem da história do rei do reggae, Bob Marley, e a venda do CD “Bakongo”, do músico e compositor Wiza, além do espectáculo de Vladmiro Gonga e a banda Massemba Jazz, marcado para as 18h00. Na Feira vão ser realizadas também palestras sobre vários temas como a “História do agrupamento musical Ngola Ritmos”, que surgiu em 1947, por iniciativa do guitarrista Liceu Vieira Dias e Nino Ndongo, na perspectiva de preservar a cultura angolana.
Os amantes da música têm à sua disposição várias ofertas, como “Tu Vives em Mim”, de Kueno Ayonda, “Quem És”, de Lisboa Santos, “Nga Madia”, de Afrikanitha, e “Mafumeira”, de Tonito.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA