Música sobre as cheias desperta solidariedade


28 de Março, 2015

Fotografia: Paulino Damião

O director da Rádio Benguela, Adão Filipe, considerou que a música “Um Canto, Um Alento ao Lobito”, despertou o sentimento de solidariedade de forma a dar resposta às dificuldades com que as vítimas da chuva se debatiam, logo a seguir à calamidade do dia 11 de Março.

Em declarações à Angop, Adão Filipe disse que a música, lançada no dia 12 de Março, alertou a sociedade sobre a realidade que se estava a viver no Lobito e impulsionou, de certa forma, a campanha SOS Benguela Solidária, realizada pela Rádio Benguela, em parceria com o grupo Unidos de Ombaka.
“A canção foi de tal modo importante, que incentivou a população de toda a província de Benguela, incluindo a dos municípios do Balombo, Bocoio, Cubal e Ganda a participar de forma activa na campanha de recolha de donativos com destino às famílias sinistradas pela chuva”, disse.
Para o director da Rádio Benguela, independentemente de outras iniciativas idênticas que ocorreram, a emissora acabou por capitalizar as atenções da sociedade em relação à doação de produtos, para o que muito contribuiu a música. Entre a direcção e demais profissionais da emissora é notável neste momento o sentimento do dever cumprido, uma vez que, para além da missão de informar, foram capazes de estimular as pessoas para uma boa causa, que visou minimizar o sofrimento dos sinistrados à espera de ajuda. 
A música já toca em todas as emissoras provinciais da Rádio Nacional de Angola (RNA) e o respectivo videoclip pode ser visionado nas redes sociais e na televisão.
“Era uma forma de podermos informar através de uma música que a situação no Lobito exigia o envolvimento de todas as forças vivas da sociedade angolana”, frisou. Os artistas de Benguela encontraram na música uma forma de apoiar as vítimas e reconfortar os familiares.
A música, escrita pelo próprio Adão Filipe, com arranjo de Hugo Macedo, teve a participação do veterano jornalista Jaime Azulay e conta com vozes de Helvio, Carlos Albano, Sukumula, Tiviné, Neusa Sessa, Alexandra, MCM, Nelsy, Yuri Mulaja e Sisi Lemos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA