Cultura

Músico Bob Dylan recebe o prémio em Estocolmo

O vencedor do Nobel de Literatura de 2016, Bob Dylan, finalmente recebe neste fim-de-semana a medalha e o diploma da Academia Sueca, mas sem oferecer o tradicional discurso de recepção do prémio.

“A boa notícia é que a Academia Sueca e Bob Dylan concordaram em reunir-se neste fim-de-semana em Estocolmo”, escreveu a secretária permanente da Academia, Sara Danius, no seu “blog”.
O cantor e compositor norte-americano tem espectáculos agendados para hoje e amanhã em Estocolmo há vários meses, mas até esta quarta-feira não havia revelado as suas intenções a respeito da Academia, que aguardava notícias do artista.
“A reunião vai ser pequena e íntima e nenhum meio de comunicação vai estar presente, apenas Bob Dylan e membros da Academia, de acordo com os desejos de Dylan”, explicou Sara Danius.
Mas ainda vai ficar pendente o tradicional discurso de recepção, também conhecido como “conferência do Nobel”, que todos os vencedores devem apresentar nos seis meses posteriores à cerimónia de entrega do prémio, neste caso até 10 de Junho.
Esta palestra é o único requisito para receber os 870.000 dólares que acompanham o prémio. Mas este não vai ser o caso de Dylan.  “Não vai ser pronunciado nenhum discurso Nobel. A Academia tem razões para pensar que vai enviar uma versão gravada posteriormente”, explicou Danius.
O autor de “Blowing in the Wind” e “Mr. Tambourine Man” tem uma vida tranquila graças a tudo o que conseguiu com mais de meio século de carreira musical e literária e nunca fala de dinheiro. O único vencedor que não apresentou a conferência do Nobel foi o francês Jean-Paul Sartre, que recusou o prémio em 1964.

Tempo

Multimédia