Cultura

Músicos difundem trabalhos na Internet

César Esteves

O átrio principal do Palácio de Ferro, em Luanda, testemunhou, na quarta-feira, o lançamento do primeiro portal angolano na Internet projectado exclusivamente para publicação de conteúdos sobre música nacional, numa iniciativa do jornalista Fernando Guelengue.

Artistas têm uma nova plaforma de divulgação das suas obras
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Baptizado com o nome  “Marimba”, o portal vai guiar-se pelo lema “Música em todos os sentidos" e surge, de acordo com o seu mentor, para dar resposta às necessidades dos artistas na divulgação das suas actividades. "Somos jornalistas jovens e sentimo-nos na obrigação de pensar no jornalismo angolano de forma muito séria.”
Foi pensando nisso que desenvolvemos a plataforma “Marimba”, um portal de notícias especializado em música, para dar voz aos sem-voz, afirmou Fernando Guelengue. O mentor do projecto disse  que o portal  está aberto não apenas aos músicos, mas também aos produtores e instituições que se dedicam à realização de eventos.
“Queremos chamar à razão os empresários cuja ausência no mercado provocou o desaparecimento de muitos artistas e aos jovens que têm projectos musicais com um pendor forte mas que não são vistos. Em suma, queremos mostrar aos angolanos e ao mundo o que se está a fazer em termos de música no país”, elucidou o mentor do projecto.
Fernando Guelengue disse que os interessados em ver os seus trabalhos divulgados no portal devem enviar as informações para o email redaccao@marimbaseluto.com. O portal pode ser acedido a partir do endereço www.marimba.selutu.com.
Entre as  notícias constantes do portal, destacam-se mais de 30 entrevistas exclusivas feitas com vários músicos, que não hesitaram em dar o rosto ao projecto. Entre as entrevistas, destaca-se uma feita a Mr. Pulungunza, ou seja, Yuri da Cunha, que deixa várias dicas sobre a sua carreira.

Tempo

Multimédia