Músicos e jornalistas vão juntos ao desfile

Manuel Albano |
3 de Novembro, 2015

Fotografia: Dombele Bernardo

Os ensaios gerais do bloco da Cultura e da Comunicação Social começam hoje, às 9h00, durante três dias, no Memorial Agostinho Neto, em Luanda, no âmbito da preparação do acto central da festa dos 40 anos da independência nacional.

Participam nos ensaios artistas de diferentes áreas, entre músicos, artistas plásticos, cineastas, escritores, bailarinos, actores, coreógrafos, e jornalistas bem como trabalhadores administrativos dos órgãos de Comunicação Social.
Além de artistas e jornalistas, também fazem parte do bloco da Cultura e Comunicação Social as autoridades tradicionais e fiéis de diferentes denominações religiosas, num total de 400 pessoas, que no dia 11 vão representar a Cultura e a Comunicação Social no desfile nacional.
Os ensaios têm a duração de uma hora, antes decorriam aos sábados no campo da Cidadela Desportiva,  sob orientação de técnicos do Governo Provincial de Luanda. A música “Mboyo”, de Pérola, é o tema escolhido para conduzir o desfile dos artistas e jornalistas quer nos ensaios quer para o acto central, a ter lugar na Praça da República, defronte ao Memorial Agostinho Neto, na Praia do Bispo.
No desfile, vão passar ainda os blocos dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria,  bloco Infantil, bloco da Administração Pública e Serviços, bloco dos Desportistas e da  Juventude, da Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, bloco do Comércio, Hotelaria, Turismo e Mercado,  bloco da Saúde e do Ambiente, o das Indústrias, dos Transportes e Comunicação, o do Urbanismo e Habitação e o bloco da Agricultura, Pescas, Pecuária e Florestas. Distintas personalidades como Mário Calado, presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), o campeão paralímpico José Sayovo, a campeã de natação Elsa Freire, entre outras figuras das artes e do desporto nacional, têm participado nos ensaios.
No sábado, decorre o último ensaio que vai reunir representantes da sociedade civil e militares, razão pela qual denomina-se ensaio geral-cívico e militar.

Associação dos cineastas

O secretário-geral da Associação Angolana dos Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), Francisco Keth,em  declarações ao Jornal de Angola, apelou ontem, aos realizadores, editores, actrizes e actores, principalmente os da nova geração, assim como os amantes do cinema, a participarem no desfile pois é uma das formas de demonstrar “o nosso interesse pelo desenvolvimento do país, uma vez que a sétima arte contribui para a harmonia e paz da sociedade”.
O secretário-geral da APROCIMA referiu ainda que os estudantes de cinema também são convidados, uma vez que haverá meios para justificar as faltas às aulas, desde que estejam de facto a ensaiar.
“Estamos a responder positivamente a um convite do Executivo para   festejarmos condignamente os 40 anos da nossa Independência Nacional, por isso convidamos os membros da APROCIMA e os não-membros, assim como os estudantes do ensino médio de Comunicação Social e os estudantes de Cinema e Teatro a aderirem aos ensaios.”

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA