Cultura

“Muzongué da Tradição” junta três agrupamentos

Os Jovens do Prenda, Kiezos e Kimbambas do Ritmo tomam de assalto, domingo, o palco do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, para mais uma edição do programa “Muzongué da Tradição”.

Apreciadores da Música Popular Angolana voltam a dançar domingo no Centro Kilamba
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

O programa consta da comemoração de mais um aniversário dos Jovens do Prenda, com a participação especial de Augusto Chacaia, António do Fumo Filho, Lulas da Paixão e António Paulino.
As três bandas e os artistas convidados vão passar em revista os seus vastos e ricos repertórios constituídos por músicas que continuam a fazer sucesso no mercado nacional, desde a década de 70.
O director do Kilamba, Estêvão Costa, disse à Angop que a intenção é proporcionar momentos especiais aos amantes da música angolana, ao rimo das melhores canções produzidas entre as décadas de 70 e 90. “Como já é atributo da casa, vamos dar o melhor. Temos um compromisso com o público e com a música angolana e, neste particular, o Kilamba procura sempre dar o melhor ao seu público”.
“Muzongué da Tradição” é um programa que teve o seu início em Fevereiro de 2007, e visa a promoção, divulgação e valorização da música angolana produzida.
O agrupamento Os Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente no primeiro domingo de cada mês.
O evento faz parte da grelha de programas do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, antigo Maria das Escrequenhas, que tem ainda “Farrar ao Antigamente” e “Show à Sexta-Feira”.
Os Jovens do Prenda surgiu em 1964, com a designação Os Jovens do Catambor, enquanto os Kiezos foi formado na década de 60, por jovens oriundos de famílias humildes, animou inicialmente festas de bairros. Os Kimbambas do Ritmo foi criado no início da década de 60, sob a liderança de José Eduardo dos Santos, tiveram um período de existência curta. Há cerca de dez anos, o grupo foi reinventado sob a liderança do cantor e compositor Manu.

Tempo

Multimédia