“Não tenho receio em considerá-lo um astro da música”


8 de Maio, 2017

Fotografia: Cláudia Tambue | Trienal de Luanda

Filho de Paulo José Chiemba e de Adelaide Abrantes Garrido José , Carlos Manuel Abrantes José, Carlos Chiemba, nasceu em Malanje, Bairro da  Maxinde, no dia 14 de Maio de 1962.

Começou a tocar guitarra na sua terra natal e hoje é conhecido nos meios musicais como um dos baxistas mais competentes e conceituado na execução do semba. Foi nesta perspectiva que, em Julho de 2016, Nelo Paim, irmão mais novo do cantor e compositor,  Eduardo Paim, reconhecendo o talento de Carlos Chiemba, seu amigo, escreveu o seguinte sobre o perfil artístico do baixista, em nota tornada pública: “ O grande senhor Carlos Chiemba é, para mim, o homem que modernizou a forma de tocar a guitarra baixo no nosso semba. Cada vez mais, este senhor vai inovando as técnicas de execução do semba, na sua guitarra baixo. Carlos Chiemba merece a nossa humilde e sincera vénia por tudo o que fez e ainda vai fazendo pela Música Popular Angolana, em particular o nosso semba, enquanto instrumentista e produtor musical”. 
Na condição de baixista e Director musical da banda do Yuri da Cunha, Carlos Chiemba participou, entre outros eventos,  no Festival de Santa Maria, Ilha de Sal, República de Cabo Verde, em Dezembro de 2016.Companheiro do Lito Graça desde os tempos de cumprimento do serviço militar, Carlos Chiemba fez parte da Banda Kussundolola e do Semba Master’s. Eis o seu depoimento sobre o Lito Graça: “Conheci o Lito Graça  nos anos oitenta no tempo em que  servíamos o país, como militares, nas gloriosas FAPLA, Forças Armadas Populares de Libertação de Angola. O nosso contacto foi evoluindo, e, rapidamente, fui reconhecendo nele um enorme talento para a arte. Depois fiquei encantado com a excelência do seu perfil  como músico, ou seja, a sua dimensão como cantor, compositor e baterista de referência nacional. Para quem não sabe, Lito Graça é um trabalhador incansável e tem muitas boas ideias que vão contribuir, tenho a certeza, para o desenvolvimento da boa Música Popular Angolana.
Resumindo é um irmão e bom camarada das batalhas diárias da vida musical. Não tenho receio de considerá-lo um astro da nossa música”. Carlos Chiemba, baixo, acompanhou o concerto do Lito Graça, bateria e voz , no passado Sábado, com uma banda de instrumentistas seleccionados constituída por, Texas, guitarra ritmo, Nelo Paim, teclas, Chico Santos e Chalana Dantas, percussão, Nelas do Som, guitarra solo, Trícia e Raquel Lisboa, coros, e Matumona Sebastião do  extinto conjunto, Ngoma Jazz, guitarra, como convidado especial.  No concerto, Lito Graça interpretou os seguintes temas: “Totoanguemba”, “Seria”, “Gilberto”, “Guerrilheiro”, “Amizade”, “Semba lamba”, “Mana”, “Njila ya Kwaku”, “Mbanda yó mbanda”, “Belita” e “Kamacove”.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA