Cultura

Nelo Teixeira mostra “Chicala Forever”

Um total de 20 quadros do artista plástico Nelo Teixeira estão expostos desde sexta-feira, em Luanda, na galeria de exposições do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), sob o tema “Chicala Forever”.


Artista plástico Nelo Teixeira revive momentos da Chicala
Fotografia: Dr

Um total de 20 quadros do artista plástico Nelo Teixeira estão expostos desde sexta-feira, em Luanda, na galeria de exposições do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), sob o tema “Chicala Forever”.
A mostra fica patente até ao dia 2 de Maio, e apresenta várias técnicas, entre pintura acrílico sobre tela, técnica mistas tais como reciclagem, instalação e colagem.
A mostra reflecte vivências do artista no bairro em que viveu mais de 20 anos, a zona costeira da Chicala.
Nelo Teixeira referiu que a ideia da exposição surgiu após demolição de dezenas de casa da Chicala, e o que transmite nas obras são alguns momentos vividos, com destaque os problemas dos habitantes.Apesar das dificuldades do bairro, o artista admitiu terem existido boas memórias, que também apresenta nas obras.
A produção de “Chicala Forever”, de acordo com o autor, levou um ano, pelo que convida os interessados a visitarem a exposição no Memorial, entre 8h00 e 16h00 para conhecerem os quadros.
Nelo Teixeira nasceu em Mbanza Kongo, província do Zaire, em 1974. Estudou pintura e escultura nos workshops promovidos pela União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP). Formado em carpintaria e cenografia, teve participações em diversos filmes e peças teatrais.
O colega Adão Bernardino Vungi “Avox”, presente na inauguração, defendeu uma maior aproximação dos empresários aos artistas para que seja garantido parecerias susceptíveis de elevar o desenvolvimento artístico do país. 

Tempo

Multimédia