Nenúfares de Monet foram êxito de venda


30 de Junho, 2014

Uma pintura de nenúfares de Claude Monet foi vendida, quarta-feira, por 39,7 milhões de euros, em Londres, e registou, assim, a segunda maior soma paga por um trabalho do artista francês.

A agência France Press informou que a pintura, "Nympheas", de 1906, foi comprada por um anónimo. O leilão foi organizado pela Sotheby's. O quadro, facilmente reconhecível como parte do trabalho impressionista, integrou a colecção de Paul Durand-Ruel e depois da morte deste negociante de arte foi exposto em locais como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris.
O quadro "Piscina de Nenúfares" continua a deter o valor recorde de uma venda, entre os trabalhos de Monet, depois de ter sido vendido por 100 milhões de euros, em 2008.

Licitação de Óscar


O Óscar atribuído ao filme "Namorada ", de 1942, na categoria de arte e cores, foi vendido por 79.200 dólares num leilão, em Rhode Island, o dobro do valor previsto pelo vendedor. A estátua, que nos cálculos da Briarbrook Auctions, obteria de 5.000 a 30.000 dólares durante um leilão online, foi comprada por um coleccionador anónimo da Califórnia, por telefone.
“As estátuas do Óscar são uma raridade", disse Nanci Thompson, proprietária da casa de leilões. "Simplesmente não há muitas por aí", explicou, adiantando que desde a primeira cerimónia de entrega do prémio, em 1929, menos de 200 óscares foram vendidos
As estátuas raramente aparecem em vendas de leilões porque desde 1950 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, órgão responsável pela entrega dos prémios, obriga os vencedores a assinarem um acordo no qual eles ou os seus herdeiros podem vender o Óscar, antes de dar à academia a opção de comprá-lo por 1 dólar.
A estátua foi vendida por um herdeiro de Joseph C. Wright, que a ganhou pelo filme no qual os papéis principais eram de Rita Hayworth e Victor Mature. Wright, que morreu em 1985 aos 92 anos, ganhou o Oscar antes desse acordo.
O actor foi nomeado 12 vezes ao prémio e ganhou duas. Joseph Wright também levou para casa um Óscar na categoria de melhor realização de arte, pelo filme "Isto Acima de Tudo", de 1942.

Letra de música

O manuscrito da letra de "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan, foi vendido por pouco mais de 2 milhões de dólares, quarta-feira, num leilão de curiosidades do mundo do rock and roll da casa Sotheby's, que incluiu objectos dos Beatles, dos Rolling Stones e de Elvis Presley.
O valor do texto da canção, considerada uma das mais influentes no pós-guerra, faz dele o mais caro de uma composição de rock vendido num leilão.
O manuscrito de “A Hard Rain's A-Gonna Fall", também de Bob Dylan, obteve 485 mil dólares.
Os 150 lotes do leilão, que os preços variaram de 200 a 300 dólares aos mais de 2 milhões de dólares pagos pela composição de Bob Dylan, foram de coleccionadores e pessoas que trabalharam na indústria da música.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA