Cultura

Ngonguita Diogo toma posse como membro

Ngonguita Diogo, membro da Academia de Letras do Brasil com o título de Imortal, correspondente à cadeira n.º 1 de Luanda, toma posse hoje, na cidade do Rio de Janeiro, na direcção da academia para Questões Humanitárias no continente africano.

A cerimónia é realizada no Hotel Copacabana Palace, durante o qual a escritora angolana vai receber também o Diploma de Mérito “Causas Imortais da Academia de Letras do Brasil”.
No seu percurso artístico e literário, a escritora conta com um CD de poemas e seis livros publicados desde 2010, foi a única representante do continente africano na VIII Jornada Internacional de Mulheres Escritoras em S. José do Rio Preto, Brasil, em 2015.
Ngonguita Diogo é também membro da União do Escritores Angolanos (UEA), da Liga Africana, do Movimento Lev’Arte e tem trabalhado em parceira da Casa de Cultura Brasil-Angola.
A propósito da indicação para membro da Academia de Letras do Brasil, a escritora Ngonguita Diogo disse sentir-se útil ao cumprir uma das ordens divinas “amar o próximo”, para acrescentar: “Caminharei a amar e para os que tiverem fome em África, plantarei uma árvore de fruta no seu quintal tal como nos orienta o nosso presidente global, Professor Doutor Mário Carabajal.”
A escritora adiantou: “África é o meu lugar e temos agora mais uma oportunidade de compartilhar a nossa existência com outros pessoas. No nosso colo vive a esperança para uma África mais sorridente e a vida se vai revigorar numa atmosfera de mentes generosas.”

Tempo

Multimédia