Cultura

“Nova Lisboa” de Délio Jasse abre na antiga fábrica Mission

“Nova Lisboa” é o título de uma exposição fotográfica de Délio Jasse que é inaugurada hoje, às 18h00, em Luanda, na galeria Jahmek Contemporary Art, situada na antiga fábrica  Mission, no Bairro dos Coqueiros.

Fotografia: DR

A exposição pode ser visitada até ao dia 8 de Novembro. Na óptica do colega Kiluanji Kia Henda, “Nova Lisboa ” é uma produção em torno da fotografia e dos documentos herdados do período colonial.
O autor, acrescenta Kiluanji Kia Henda, reanima imagens que estavam remetidas a um arquivo morto, dispersas em feiras ou, simplesmente, atiradas para o lixo. Ao apresentar este trabalho, Jasse concede a estes artefactos, da memória colectiva, uma segunda vida.
No processo de criação, o artista fotografa as imagens originais impressas sobre papel, transferindo novamente para o negativo, para lhes atribuir um novo suporte, uma nova dimensão.
“A luz do ampliador volta a despertar os fantasmas de outrora, enquanto a imagem submerge no papel de algodão, que se converte no corpo de acolhimento para as almas roubadas há mais de meio século”, comenta o colega.

Tempo

Multimédia