Cultura

Nova Marginal está preparada para a exibição do Carnaval

Mário Cohen

A pista da Marginal da Praia do Bispo, na avenida Dr. António Agostinho Neto, está preparada para receber no sábado, domingo e terça-feira, a partir das 16h00, os desfiles do Carnaval de Luanda, nas classes C (infantil) e B e A (adulto), respectivamente.

Manuel Gonçalves disse que os grupos corrigiram os erros
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Pelo menos foi essa a garantia dada à imprensa pelos responsáveis dos grupos carnavalesco União Mundo da Ilha (vencedor da edição passada na classe A), União Geração do Mar (vencedor da classe B), Cassules Viveiros do Njinga Mbande (vencedor da categoria C) e União Jovens da Cacimba (homenageado deste ano) no final do ensaio geral realizado no  sábado, no local do desfile.
O grupo Cassules Viveiros do Njinga Mbande, de Viana, teve a honra de abrir o desfile do ensaio geral demonstrando como está a preparar o Carnaval com objectivo de revalidar o título.
A seguir exibiu-se “Os Cassules Viveiros do Njinga Mbande”, a demonstração do União Nova Geração do Mar,   da Samba, com um número reduzido de bailarinos que mostraram um pouco daquilo que vai ser a apresentação do grupo na terça-feira, no desfile central do Entrudo.
Trajados a bessanganas, os integrantes do União Mundo da Ilha apresentaram uma coreografia muito bem sincronizada  demonstrando porquê que são os papões do Carnaval de Luanda, com um total de 13 títulos conquistado. O grupo exibiu-se sem qualquer inibição parecia que já estava a dançar no desfile competitivo, tendo arrancado forte aplausos das mais de três centenas de pessoas estiveram presentes no sábado, na Marginal da Praia do Bispo.
Manuel Gonçalves, responsável da Cultura da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, disse que o ensaio serviu para aperfeiçoar alguns detalhes porque muitos grupos insistem em dançar apenas em frente da tribuna de honra. Manuel Gonçalves disse aos  responsáveis dos grupos carnavalescos que as canções dos infantis devem ser interpretadas por adolescentes.

Tempo

Multimédia