Cultura

Novas categorias nos Óscares desta época

Os Óscares vão passar a galardoar artistas em 25 categorias, ao incluírem uma nova categoria à cerimónia que todos os anos se realiza no Dolby Theater, em Los Angeles. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a categoria de “filme mais popular”.

Fotografia: DR

Esta é apenas uma de três mudanças que foram anunciadas na quarta-feira através do Twitter, depois de, na ter-ça-feira, o Conselho de Go-vernadores da academia ter reeleito o cineasta e director de fotografia John Bailey como presidente.
Não se sabe ainda como vão ser atribuídos os prémios na categoria de “filme mais popular”, mas os critérios devem estar associados ao sucesso de bilheteira, trazendo aqui algum reconhecimento para os designados “blockbusters”.
Outra alteração é a do tem-po de duração de apresentação da cerimónia. Com uma média de três horas e meia por transmissão, a academia está a planear “uma transmissão de três horas mais acessível para espectadores de todo o mundo”.
“Para honrar as 24 categorias, apresentaremos algumas categorias seleccionadas ao vivo, no Dolby Theatre, durante os intervalos comerciais (categorias por determinar). Os momentos da vitória vão ser editados e apresentados mais tarde durante a transmissão”, lê-se numa carta enviada pelo Conselho de Governadores aos membros da academia, que é citada pela imprensa.
A terceira grande mudança refere-se a 2020 e tem a ver com a data de transmissão da cerimónia, que vai ser antecipada. Assim, a 92.ª edição dos Óscares vai ser transmitida no dia 9 de Fevereiro, mantendo-se inalterada a data prevista para a cerimónia de 2019: 24 de Fevereiro.
O Conselho de Governadores justifica estas alterações com a necessidade de corresponder às sugestões apresentadas pelos membros, no sentido de “manter a relevância dos Óscares e da academia num mundo em mudança”.

Tempo

Multimédia