Cultura

Novo filme de Mawete em gravação na Huíla

Kindala Manuel

O filme, um misto de acção e drama, foca a acção da Polícia Nacional em combater o crime organizado, com destaque para os assaltos à mão armada, burlas e narcotráfico.

Cenas do filme estão a ser rodadas na cidade do Lubango
Fotografia: DR

 O objectivo do realizador é apresentar a produção nos festivais nacionais e internacionais de cinema.“Com o lançamento do Fórum do Turismo, o filme vai ser também uma forma de divulgar as belezas naturais e turísticas do país, em especial nos festivais internacionais”, disse, acrescentando que depois do Lubango as gravações vão ser feitas em Luanda e na Barra do Kwanza. 
Para tornar a produção mais atractiva ao público jovem, o realizador decidiu trabalhar com rostos conhecidos da televisão e da sociedade, como Fredy Costa, Tânia Buriti, Eri Costa, Sidney Profeta e Pedro Mendes. Nas primeiras cenas, informou, a produção faz o enfoque das técnicas e a disciplina exercida pela Polícia durante as suas operações, em particular as que envolvem meliantes e reféns. “Um dos objectivos é mostrar que numa operação um polícia não deve ser o primeiro a disparar, mas sim usar o diálogo, de forma a evitar vítimas mortais”, disse.
O guião foi escrito por Mawete Paciência e o filme tem como director de fotografia o cinegrafista e produtor Alei Maimona. O filme é produzido pela Obilisco - Comunicação Visual e Artes Cénicas Lda, em parceria com a produtora Geração 80. As questões técnicas estão sob a responsabilidade da Clé Entertainment, enquanto as de carácter executivo estão sob o controlo do Comando Geral da Polícia Nacional.

Tempo

Multimédia