Novo mural do Banksy baseado em obra de arte


24 de Outubro, 2014

O novo mural de Banksy surgiu em Bristol, Inglaterra, inspirado no quadro de Vermeer, “A Rapariga com Brinco de Pérola”, mas já foi vandalizado, informou a AFP.

O mural, a que Banksy intitulou “Rapariga com Tímpano Furado”, apresenta uma caixa de alarme no lugar do icónico brinco no quadro de Johannes Vermeer. O antes e depois da pintura da parede pode ser visto na página do artista, assim como vários ângulos do mural.
Da última vez que Banksy fez um trabalho em Bristol, a sua terra natal, este iniciou uma disputa entre um clube de jovens, que pretendia vender a peça para angariar dinheiro, e a Câmara Municipal, que queria pô-lo num museu.
Banksy, numa carta, autorizou o clube de jovens a fazer o que entendesse com a peça. Embora algumas páginas noticiosas tenham relatado a prisão de Banksy à saída do seu estúdio em Londres e que a sua identidade tinha sido revelada, tratava-se, afinal, de um embuste.  Banksy é um veterano artista de rua britânico, cujos trabalhos em stencil (técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, ou outra imagem figurativa ou abstracta, com a aplicação de tinta através do corte em papel ou acetato), são facilmente encontrados em várias cidades do mundo.
A sua arte de rua, satírica e subversiva, combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de stencil. Os seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo. As suas obras, de acordo com os críticos e especialistas, estão carregadas de conteúdo social e expõem claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais, o artista faz críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando nos seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e identidade.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA