Novos espaços culturais reflectem as conquistas


29 de Julho, 2015

Fotografia: DR

A construção dos espaços culturais Quinteto, Txitende Tsha Zango, Luary, X Club e a reabilitação do cinemas Chicapa e 17 de Setembro, na província da Lunda Sul, reflectem os ganhos dos 40 anos de Independência Nacional, disse, ontem, em Saurimo, o director provincial da Cultura.

O surgimento desses espaços para o desenvolvimento do sector da Cultura foi realçado por Jerónimo Bumba, que recordou que  há  35 anos a Lunda Sul contava apenas com o Cine Chicapa. Actualmente, e graças à Independência Nacional e à paz, temos vários espaços para a realização de actividades culturais., disse  o director provincial da Cultura.
A Lunda Sul tem  20 bandas musicais registadas, 34 músicos individuais, 11 grupos de danças tradicionais, seis cantoras, sete grupos de teatro, dez promotores de eventos culturais, cinco artistas plásticos e uma secção da Brigada Jovem de Literatura, situação diferente de há 40 anos,   em que a província da Lunda Sul dispunha apenas de dois músicos não reconhecidos, concluiu o director provincial da Cultura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA