Novos monumentos mundiais


18 de Junho, 2014

Fotografia: DR

O Comité do Património Mundial da UNESCO, reunido desde domingo em Doha, no Qatar, pretende aprovar, até ao encerramento da sua 38ª sessão, no próximo dia 25, a candidatura de mais 30 monumentos.

A lista é constituído por vários sítios naturais, como o Delta do Okavango, no Botswana, e as Falésias de Stevns, na Dinamarca, mas também sítios culturais, como a Cidadela de Erbil, no Curdistão iraquiano, o Caminho Inca (30 mil quilómetros de percursos em altitude que cruzam toda a cordilheira dos Andes, da Colômbia à Argentina, do Equador ao Chile, passando pela Bolívia e pelo Peru) e o Rani-ki-Vav, um monumental poço esculpido do século XI que pode ser visitado em Patan, na Índia. Da lista que ao longo dos próximos dias é submetida à aprovação do Comité constam ainda a paisagem vitícola do Piemonte italiano, as grutas paleolíticas de Pont d'Arc, em França, as regiões vitícolas de Monferrato e de Langhe-Roero, na Itália, e a paisagem cultural de Batir, a sul de Jerusalém, que a Autoridade Palestina diz estar "ameaçada" pelo avanço do muro que separa Israel da Palestina.
Até hoje, a UNESCO já classificou 981 sítios (distribuídos por 160 países): 759 bens culturais, 193 bens naturais e 29 bens mistos, todos considerados de "extraordinário valor universal". A Sessão do Comité deve ainda decidir colocar o Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, na lista dos sítios em perigo. O relatório preliminar elaborado pelos peritos do Comité considera que o projecto de adaptação da vizinha Elizabeth House "constitui uma ameaça potencial ao valor universal do bem".
Outro dos países com possíveis monumentos é a Austrália, que a­presentou para análise dois dos seus sítios classificados: no caso da Grande Barreira de Coral, o Comité parece disposto a reconhecer "os progressos conseguidos" na melhoria da qualidade da água, mas a pretensão anunciada pelo Governo australiano de retirar da protecção da UNESCO uma parte da Floresta da Tasmânia não é atendida.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA