Cultura

Novos talentos mostram habilidades artísticas

Amilda Tibéria |

A escritora Kanguimbo Ananás incentivou, em Luanda, os artistas jovens a pesquisarem mais, por forma apresentarem trabalhos criativos.

Escritora Kanguimbo Ananás mentora do projecto literário
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Em declaração à imprensa, no final da tertúlia de poesia, trova, teatro e musica para a descoberta de novos talentos realizado quarta-feira à noite na União dos Escritores Angolanos em Luanda (UEA), Kanguimbo Ananás disse que os jovem têm potencial e muito talento, que precisam ser acompanhados pelos mais experientes.
Enquadrado no projecto cultural “Poesia ao Pôr do Sol”, numa parceria com a UEA, para incentivar os jovens ao gosto, participação, criatividade e desenvolvimento das artes em Angola, a escritora e mentora do iniciativa disse ter criado o programa para desenvolver actividades culturais e de lazer em zonas periféricas.
A ideia, lembrou Kanguimbo Ananás, é a descoberta permanente de novos talentos as áreas das artes plásticas, poesia, teatro e musica, no sentido de ajudar os jovens a realizarem os seus sonhos. “Revisamos algumas letras e os orientamos, por formas a encaminha-los e desta forma permitir que o projecto apresente trabalhos com alguma qualidade estética e de conteúdos”.
Por não existirem muitas oficinas de artes e ofícios, o projecto, argumentou Kanguimbo Ananás, tem facilitado a troca de experiências entre artistas consagrados e os novos talentos. “Trabalhamos com jovens das diferentes províncias do país. Todos precisam de alguma oportunidade”, defendeu.
O objectivo, explicou Kanguimbo Ananás, é continuar a incentivar a juventude a exprimir os seus sentimentos através das artes, de maneira a poderem dar o seu contributo na sociedade e ter a oportunidade de desenvolverem o seu próprio negócio no mundo das artes. “Queremos que o projecto consiga atingir o maior número de jovens que procuram uma oportunidade para mostrar o seu talento artístico”, disse.

Tempo

Multimédia