"O Grande Kilapy" exibido em Maputo


8 de Abril, 2015

O filme “O Grande Kilapy” do realizador Zézé Gamboa é exibido amanhã, no cinema Scala, em Maputo, na abertura da terceira edição da Semana de Cinema Africano de Moçambique, que decorre até 15 deste mês, nas cidades de Maputo, Inhambane e Ilha de Moçambique.

Estrelado pelo actor brasileiro Lázaro Ramos, o filme foi baseado em factos reais. Retrata a vida de Joãozinho, um rapaz desonesto, mas com uma profunda ética de amizade. Por força das circunstâncias, Joãozinho acaba por se tornar uma personagem incómoda e subversiva para o regime colonial.
“O Grande Kilapy” foi distinguido no ano passado com o prémio de melhor Guarda Roupa no Festival Caminhos do Cinema Português.
Durante uma semana, as cinco salas de cinema de Maputo vão exibir 14 filmes divididos entre os programas de Clássicos e Principal.
No dia 16 deste mês vai ser exibido “O Herói”, também do  cineasta angolano Zézé Gamboa, no espaço Teatro Avenida, especialmente reservado ao cinema em português.
“O Herói”, realizado por Zezé Gamboa, é uma co-produção de Angola, França e Portugal, que foi estreada em Portugal a 13 de Maio de 2004.
A Semana de Cinema Africano de Moçambique fica até 15 de Abril na capital, seguindo depois para outras duas cidades: Ilha de Moçambique, de 1 a 8 de Maio, e Inhambane, de 14 a 21 de Maio. A organização do festival espera sete mil espectadores.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA