Cultura

“O preço do fato” volta ao palco da Liga

A Companhia de Teatro Pitabel apresenta domingo, às 20h00, no palco da Liga Africana, em Luanda, a mais recente versão do espectáculo dramático intitulado “O preço do Fato”, representada em vários espaços cénicos nacionais e internacionais.

Conflito entre o tradicional e o moderno levado para o teatro
Fotografia: Paulino Damião|Edições Novembro

O responsável pela direcção artística do grupo, Adérito Rodrigues, informou ontem ao Jornal de Angola que montou um espectáculo no sentido de mostrar aspectos culturais angolanos, através da história fictícia de Cristina, uma jovem natural de Mbanza Congo, que cresce em Luanda e vê a sua relação amorosa em risco devido à tradição.
A exibição da peça está inserida na programação do Circuito Internacional de Teatro, que para esta edição está prevista a participação de um total de 50 grupos e companhias de teatro, sendo 40 nacionais e dez estrangeiros, oriundos do Brasil, Moçambique e Portugal, com dois cada, Cuba, Itália, Cabo Verde e França, com um.
O espectáculo que este ano abriu o Festival Internacional de Artes Performativas, decorrido de 1 a 12 de Março, em Sintra, Portugal,  mostra a multiplicidade cultural de regiões do norte de Angola, ainda assente no conservadorismo.
Fundado em 4 de Agosto de 2001, o colectivo de Artes Pitabel venceu em 2006 o Prémio de Teatro Cidade de Luanda e conquistou três vezes consecutivas o troféu de melhor texto de teatro no Prémio Cidade de Luanda, em 2006, 2008 e 2009.

Tempo

Multimédia