Cultura

Obras da Gulbenkian expostas em São Paulo

Uma exposição com obras da Biblioteca de Arte Gulbenkian abre hoje em São Paulo, Brasil, apresentando 19 livros de artistas como António Pedro, Lourdes Castro, Bruno Munari e José Escada, anunciou a Fundação Calouste Gulbenkian.

Livros do acervo da Biblioteca Gulbenkian em mostra no Brasil
Fotografia: DR

De acordo com informação da fundação, a exposição “Tarefas Infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam” vai estar patente no Sesc - São Paulo, Centro de Pesquisa e Formação até ao dia 27 de Outubro.
Com curadoria de Paulo Pires do Vale e de Rosário Na-kagawa, esta exposição é uma nova versão da que, em 2012, mostrou um conjunto de obras dos acervos do Museu Gulbenkian e da Biblioteca de Arte, numa reflexão sobre o diálogo infinito que a arte e o livro mantêm há séculos, refere a Gulbenkian em comunicado.
A mesma mostra, que passou em 2015 pela Delegação da Fundação em Paris, aparece aqui com algumas novidades resultantes da parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, de São Paulo.
Os curadores responsáveis ampliaram o sentido original da exposição e juntaram às 19 obras do acervo da Biblioteca de Arte outras obras do acervo local, “num diálogo com a cultura e arte brasileiras”, no qual constam livros de artistas como António Pedro, Bas Jan Adar, Lourdes Castro, Bruno Munari, Lawrence Weiner, José Escada, Marinetti, S. Mallarmé, Lewis Carroll, Raymond Queneau.

Tempo

Multimédia