Obras de criadores nacionais são promovidas em Luanda


20 de Junho, 2015

Fotografia: Mota Ambrósio

A quarta edição da residência artística diurna “Jovens Artistas Angolanos” começa segunda-feira, dia 22, e estende-se até 3 de Julho, na União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda.

Conhecida como Jaango, a residência tem a participação, durante dez dias, dos artistas plásticos angolanos Kiana, Marco Kabenda, Marta Xirica, Massalo, Binelde Hyrcan, Ngola Casaca, Babu Babu, Pedro Pires e Toy Boy.
De acordo com um documento do Jaango, os artistas utilizam o método da reciclagem de materiais descartáveis para a criação de instalações. Deste modo, são criadas 18 instalações num ambiente multidisciplinar, com duas exposições colectivas.
A primeira exposição está agendada para o dia 7 de Julho, no Salão Internacional de Exposição (Siexpo), da UNAP, enquanto a segunda mostra realiza-se a 23 de Julho, na Academia BAI, no Morro Bento.
Uma instalação remete para a escultura ou para o uso de um espaço tridimensional. Neste ambiente é sempre “exigida” a participação directa do espectador na exploração da obra pelo deslocamento do seu corpo entre os dispositivos, numa espécie de “presença cénica”.
A quarta edição do Jaango conta  com o Apoio do Ministério da Indústria, da curadora Joana Taya, produção da Amilda e apoio à produção da EAL-Edições de Angola, Printlab e UNAP.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA