Obras de Kiluanji Kia Henda em Nova Iorque


8 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Cedida pelo Artista

As obras de Kiluanji Kia Henda vão estar expostas de 25 deste mês a 24 de Maio na terceira edição da Trienal do New Museum, em Nova Iorque, único evento periódico internacional desta cidade norte-americana dedicado ao trabalho de jovens criadores, que este ano realiza-se sob o lema “Surround Audience”.

Segundo um comunicado da Galeria Filomena Soares, que representa o artista em Portugal, a iniciativa conta com a presença de um total de 51 artistas de igual número de países, uma geração emergente que está a moldar o discurso da arte contemporânea, enquadrando-se assim no compromisso de 37 anos do New Museum de Nova Iorque de, em cada momento, explorar o futuro através da arte do presente.
O comunicado refere que Kiluanji vai apresentar na Trienal o seu trabalho “Rusty Mirage” (The City Skyline), uma colecção de fotografias de esculturas captadas no deserto de Al Zaraq, na Jordânia. Em ferro, em forma de linhas metálicas, as esculturas aparentam ser desenhos a destacar-se da paisagem, silhuetas ou esqueletos de uma cidade imaginária.
“O artista usa estas construções lineares inspiradas nos desenhos sona, (desenhos de areia da cultura Lunda Tchokwé do leste de Angola). Kiluanji Kia Henda transforma estes desenhos efémeros em objectos tridimensionais, estruturas imaginárias dispostas no deserto. No entanto, ao contrário do que fazem os Tchokwé, os diagramas do   artista traçam histórias futuras, virtuais, não passadas”, lê-se no documento da Galeria Filomena Soares.

Feira de Arco

Representado pela Galeria Filomena Soares, Kiluanji Kia Henda vai apresentar de 25 deste mês a 1 de Março a sua obra na feira de Arte ARCO de Madrid 2015, considerada a maior feira de arte na Península Ibérica.  Este ano a feira é dedicada à Colômbia e reúne 218 galerias de 29 países, anunciou a organização. Das 12 galerias portuguesas convidadas, duas vão levar artistas angolanos: Kiluanji Kia Henda (Galeria Filomena Soares) e Yonamine (Galeria Cristina Guerra).
Kiluanji Kia Henda foi recentemente distinguido pela revista norte-americana “Foreign Policy” como um dos “Leading Global Thinkers de 2014”. A publicação teve em conta o projecto ORGASM, que satiriza a ajuda ocidental a África.  O artista plástico Yonamine nasceu em Luanda e vive e trabalha em Lisboa e Angola. Já realizou várias exposições de arte individuais, com destaque para “No Por No” na Galeria Nuno Centeno (2013), no Porto, “No Pain”, na Salzburger Kunstverein, Áustria, e “Só China”, na Cristina Guerra Contemporary Art (2012), em Lisboa.

Feira Zona Maco

A obra de Kiluanji Kia Henda pode ser vista até hoje na 12ª edição da Feira Zona Maco, evento de arte contemporânea que decorre na Cidade do México. O artista é representado pela Galeria Filomena Soares.  Além das exposições de vários artistas de 120 galerias – de 22 países da Europa, Ásia e América - a Feira Zona Maco conta com um programa de conferências e mesas redondas. Estima-se que pelo menos 45 mil pessoas visitem a feira. 
O artista, que tem uma agenda bastante preenchida para este mês, apresenta quarta-feira, no Institute of Contemporary Arts (ICA), em Londres, a sua curta-metragem “Afectos de Betão – Zopo Lady” (2014), parte da exposição  “Ilha de São Jorge”, que teve início na edição passada da Bienal de Arquitectura de Veneza em 2014 e tem como curadores o colectivo Beyond Entropy.
A curta-metragem é inspirada no primeiro capítulo do livro “Mais Um Dia de Vida – Angola 1975”, do jornalista e escritor polaco Ryszard Kapuchinski, e esboça um retrato da arquitectura moderna da capital angolana, usando como matriz o importante momento histórico em que esta foi inteiramente abandonada por milhares de habitantes (sobretudo de origem portuguesa), na sequência da independência de Angola, em 1975, e da longa guerra civil que se lhe seguiu. Entre imagens de terraços, interiores de edifícios, ruas e avenidas, a acção desenrola-se numa cidade gravemente desabitada, em que o narrador expõe a história da sua decisão dolorosa de deixar a cidade natal.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA