Obras de Yonamine no Museu Afro Brasil


13 de Maio, 2015

Fotografia: Cedida

O artista plástico Yonamine participa numa exposição colectiva de pinturas, esculturas, vídeos e instalações, inaugurada dia 25, no Museu Afro Brasil, em São Paulo, em saudação ao Dia de África.

Intitulada “Africa Africans”, a exposição é considerada uma das maiores mostras de arte africana contemporânea realizada no Brasil, com 100 obras de mais de 20 artistas africanos e afro-descendentes.
O projecto inclui um seminário e uma mostra, que já esteve patente na “São Paulo Fashion Week”, realizada no mês passado.
O curador Emanoel Araújo explicou que a escolha das obras, dos artistas e da expografia revela a diversidade de culturas e de contextos onde se distinguem a personalidade, a trajectória e, consequentemente, a produção destes artistas. “No Brasil, os fios que nos unem ao continente africano e que durante muito tempo ficaram esquecidos e escondidos pelo racismo cordial característico da sociedade brasileira impelem-nos a procurar uma África que é, muitas vezes, criada pelo imaginário”, afirmou Emanoel Araújo.
“A imagem de África veiculada pela imprensa brasileira é frequentemente miserabilista ou então sonhada e idealizada, aquela das práticas culturais originárias de uma África que já não corresponde à actual”, realçou o curador.
No dia 26, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza um Encontro Internacional sobre o tema da exposição, onde os artistas e o público participam num debate. Vai ser produzido também um catálogo em português, inglês e francês sobre o projecto “Africa Africans”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA