Ópera de Nova Iorque chega a acordo salarial


21 de Agosto, 2014

Fotografia: Reuters

Após várias semanas de negociações, o conflito salarial da Metropolitan Opera de Nova Iorque parece ter chegado ao fim na segunda-feira, com um acordo entre a direcção e os dois principais sindicatos.

“Estamos felizes por anunciar que esta semana o Met chegou a novos acordos com a orquestra e com o coro”, declarou em comunicado a direcção de uma das mais famosas óperas do mundo.
Conhecido como “Met”, a Metropolitan Opera de Nova Iorque tem um orçamento - 326 milhões de dólares em 2013 - superior ao dos colegas europeus, mas enfrenta problemas financeiros, já que os seus gastos aumentaram e a venda de bilhetes caiu nas últimas quatro temporadas.
Perante esta crise, o director-geral da instituição, Peter Gelb, propôs um corte salarial de 17 por cento, além da redução das reformas e da cobertura do plano de saúde.
Os sindicatos acusaram Gelb de tomar más decisões em relação à programação. Desde que ele assumiu o cargo em 2006, o número de novas produções tem aumentado.
A mediadora Allison Beck disse que os acordos alcançados na segunda-feira são resultado de “negociações difíceis e complexas” e ainda têm de ser ratificadas pelos membros do sindicato. Os pormenores das negociações não foram divulgados.
A direcção da Met informou que estendeu até à meia-noite de terça-feira o prazo para que outros sindicatos “garantam novos acordos com a instituição”.
Os contratos de trabalho deviam ser renovados a 31 de Julho, mas a renovação foi adiada várias vezes devido à disputa, que ameaçou fechar as portas da ópera. “Ainda temos a esperança de que a temporada 2014-2015 comece pontualmente no dia 22 de Setembro”, afirmou o texto.
A Met emprega perto de 1.600 pessoas a tempo inteiro e 1.700 em regime temporário. O coro tem 80 cantores, e a orquestra, 97 músicos.
Os custos com mão-de-obra representam dois terços de seu orçamento. Os músicos ganham uma média de 205 mil de dólares por ano, incluindo 85 mil de dólares em benefícios, como auxílio à doença.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA