Cultura

Orquestra sinfónica portuguesa em Brasília

A cidade de Brasília recebe, pela primeira vez, desde ontem e até 4 de Julho, um ciclo de música sinfónica portuguesa, com dois concertos e uma conferência, anunciou o organizador, o maestro Cesário Costa.

 

Maestro Cesário Costa dirige os espectáculos da orquestra
Fotografia: Edições Novembro

“Pela primeira vez no Brasil, é apresentado um ciclo dedicado à Música Sinfónica Portuguesa. Esta proposta singular tem como objectivo a promoção e internacionalização das artes portuguesas, especialmente da música, e o aprofundamento da cooperação entre Portugal e o Brasil, que é consubstanciada através da participação da Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em dois concertos”, revela o comunicado da organização do ciclo.
O Cine Brasília acolheu ontem a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro sob direcção de Cesário Costa, num programa com obras de Carlos Seixas, Francisco António de Almeida, Sousa Carvalho, Marcos Portugal, Bomtempo, António Fragoso e Alfredo Keil. A 4 de Julho, a  orquestra volta a ter a direcção de Cesário Costa para interpretar peças de Braga Santos, Frederico de Freitas, Viana da Mota, Francisco de Lacerda e Luís de Freitas Branco.

Conferência


No dia anterior, Cesário Costa vai dar uma conferência sob o título “Música Orquestral Portuguesa” no Camões-Instituto da Cooperação e da Língua do Brasil.
“Os dois concertos orquestrais apresentam uma programação que dá a conhecer os mais importantes compositores portugueses. Através desta selecção de nomes icónicos, o público tem a possibilidade de conhecer, através da audição das obras orquestrais destes compositores, uma perspectiva histórica da música portuguesa, descobrindo a evolução estilística levada a cabo pelos principais nomes da composição portuguesa”, conclui o comunicado.

Tempo

Multimédia