Os Tubarões prepara novo disco


23 de Agosto, 2016

Fotografia: DR

A banda cabo-verdiana, Os Tubarões, que regressou ao activo há pouco mais de um ano, está a preparar um novo disco com previsão de lançamento para 2017.

O jornal “Expresso das Ilhas” noticiou ontem que a informação foi avançada, no fim de semana, por Mário Bettencourt (Russo), baixista e porta-voz da banda.
Sem ter adiantado mais dados, o músico revelou que estão a trabalhar no álbum que pode  vir a incluir a morna “Nhu Santiago” de Daniel Rendall. Trata-se de um dos temas interpretados pelo agrupamento durante a sua actuação, recentemente, no Festival da Baía das Gatas, na cidade da Praia.
Mário Bettencourt (Russo) referiu que o grupo continua a percorrer vários palcos, tendo uma série concertos agendados para os próximos tempos tanto em Cabo Verde como na diáspora. Santo Antão, Sal, Portugal, Macau e Estados Unidos são as próximas paragens da banda formada por Totó Silva (guitarra), Totinho (saxofone), Jorge Lima (percussão), Jorge Pimpas (bateria), Zeca Couto (piano), Russo (baixo) e Albertino Évora (voz).
A ser concretizado, o álbum é  o nono da banda, formada em 1969 mas que só depois da Independência Nacional ganhou maior expressão com a entrada de Ildo Lobo, a emblemática voz do grupo, e a gravação do primeiro disco, “Pepe Lópi”, em 1976, canção que se tornou um hino até hoje evocado nos aniversários da independência de Cabo Verde.Seguiram-se os discos “Tchon di Morgado” (1976), “Djonsinho Cabral” (1979), “Tabanca” (1980), “Tema para dois” (1982), “Os Tubarões” (1990), “Os Tubarões ao vivo” (1993) e “Porton d’ nôs ilha” (1994).
Foram 25 anos de carreira, seguidos de 20 anos em “silêncio”. Foi a 15 de Maio do ano passado que a banda voltou a reunir-se no palco do Festival da Gamboa. Um momento muito aguardado e celebrado pelos admiradores da banda, entre contemporâneos da mesma geração dos músicos e jovens nascidos depois da paragem do grupo em meados da década de 1990.
No fim de semana, a banda actuou na abertura da 29.ª edição do festival musical da praia de Curraletes, ao lado dos Cordas do Sol, os grupos locais Rolling, Evolução, África Rain Bow e Kriol Vibe.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA