Cultura

Os Tuneza traz histórias de superação em livro

Roque Silva

Histórias de superação e revelações inéditas constituem a súmula do livro autobiográfico do grupo Os Tuneza, intitulado “Humor não é só fazer rir”, lançado, recentemente, em Luanda.

Grupo lançou livro autobiográfico sobre os seus integrantes
Fotografia: Edições Novembro

A publicação, que também está disponível em Portugal, é uma compilação de factos vivenciados por cada um dos cinco integrantes do grupo, desde a infância, o ingresso ao mundo artístico, a formação do grupo e o seu percurso.
O livro foi escrito pelo jornalista luso Tiago Carrasco, e tem 244 páginas, além de conto, fotos que ilustram vários momentos que marcaram a vida de Daniel Vilola, Orlando Rodrigues, Gilmário Vemba, Cesalty Paulo e José Chieta.  O porta-voz do grupo, Daniel Vilola, destacou o objecto social da mensagem do livro, que se resume em histórias de superação e convicções.
“Esta é, de todas as obras (disco e DVD), a que mais nos deixa satisfeito e feliz por transportar um significado de vitória, transmite posições, ideias e convicções que podem ser muito benéficas para as vidas das pessoas que tiverem que o ler. Os lucros não importam, pois somos mais gratos por saber que a nossa história de vida e os 15 anos do grupo vai ser partilhada”, disse o artista. Segundo o seu colega Gilmário Vemba, em “Humor não é só fazer rir” todos os integrantes do grupo fazem revelações inéditas sobre as suas vidas, alguns dos factos são desconhecidos pelos colegas e fãs, até à data da sua publicação.
O livro, publicado pela editora portuguesa Matéria Prima Edições, por ocasião dos 15 anos de carreira dos Tuneza, comemorado dia 3 de Março, foi lançado em Portugal, no dia 26 Fevereiro, na FNAC - Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Os Tuneza é um dos mais expressivos grupos de humor, e com larga experiência, com êxito no mercado nacional. Criado em 2003, o grupo surgiu da junção dos elementos do extinto colectivo de teatro como o mesmo nome.
Tem no mercado o disco de sátiras “Humor ao domicílio”, o CD e DVD “Tuneza ao Vivo”, resultado de um espectáculo realizado um ano antes no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O grupo tem, ainda, o DVD “Mambos da Banda”, uma longa-metragem, com mais de três horas, resultante das gravações da série homónima exibida pela Televisão Pública de Angola (TPA).

Tempo

Multimédia