Papel da poesia de Neto é debatido em palestra


3 de Setembro, 2016

“O Papel da Poesia de Agostinho Neto, para o Alcance da Independência Nacional” é o tema de uma palestra a ser proferida hoje, às 10 horas, no Instituto Médio de Saúde de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, pelo escritor John Bella.

A iniciativa da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) está enquadrada num leque de actividades a propósito da “25.ª Homenagem Literária ao Poeta-Maior Agostinho Neto”, cujas acções principais têm como palco este ano, a província do Cuanza-Norte.
A palestra é antecedida de um recital de poesia pelos membros da BJLA local e uma exposição de livros de Agostinho Neto e de jovens autores angolanos. John Bella vai ainda apresentar naquela localidade o seu livro “Embebedaram a Chuva”, lançado pela primeira vez em Luanda, em 2015, tendo sido igualmente apresentado no Brasil, em Março deste ano.
A obra de poesia, que contém 50 poemas em 77 páginas, aborda temas como a sexualidade, a solidariedade e o amor, oferecendo igualmente aos leitores metáforas e imagens dinâmicas sobre a efervescência da vida e da palavra.
John Bella, pseudónimo literário de Jorge Marques Bela, nasceu em Luanda, é sociólogo, membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e secretário-geral adjunto da BJLA. Publicou o seu primeiro livro de poesia intitulado “Água da Vida” em 1995, o qual foi distinguido no ano seguinte com o prémio de “Escritor do Ano em Angola”. Em 2011, lançou o romance “Os Primeiros Passos da Rainha Njinga” e em 2012 publicou o romance “O Regresso da Rainha Njinga”.
A cerimónia de lançamento é antecedida da realização, na biblioteca daquela cidade, da assembleia provincial para a eleição dos novos corpos gerentes, que vão estar à frente da instituição nos próximos três anos.
O programa da “25.ª Homenagem Literária ao Poeta-Maior Aagostinho Neto” reserva para a próxima quarta-feira, à noite, uma actividade recreativa e cultural denominada “Fogueira do Escritor”, em Ndalatando.
Por outro lado, na cidade do Huambo é realizada no dia 11, às 9 horas, na biblioteca daquela localidade, uma palestra sobre “Vida e Obra de Agostinho Neto”, a ser proferida pelo escritor Kudijimbe, presidente da BJLA.
No âmbito da semana de homenagem literária a Agostinho Neto, vão ser realizadas diversas actividades culturais em outras províncias, com realce para lançamentos e exposições de livros, recitais de poesia e trova e feiras de literatura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA