"Paraíso" com novas salas de espectáculo

Manuel Albano |
27 de Setembro, 2014

Fotografia: Paulo Mulaza

O projecto cultural “Palco das Recordações”, promovido pelo Complexo Turístico Weza Paradise, reata no próximo mês, com um novo espaço para a realização de actividades culturais, cujo objectivo é homenagear regularmente os artistas angolanos mais proeminentes da década de 70/80.

Depois de um ano e meio de paralisação das actividades culturais, a casa reabre com um novo espaço com capacidade de albergar duas mil pessoas, baptizado “Rei Elias dia Kimuezo”.
De acordo com Gaspar Neto, gestor do espaço, a intenção foi construir um novo espaço moderno e de raiz, com cobertura, adaptado às novas tendências do mercado de espectáculos e divertimentos públicos, de maneira a dar melhor dignidade aos espectadores e intérpretes, que contribuíram para a afirmação e divulgação da música popular e urbana angolana.
O objectivo da gerência do Weza Paradise, para este ano, é homenagear figuras angolanas que, com o seu talento artístico, contribuíram para o desenvolvimento da música no país. “Queremos incluir um maior número de artistas da antiga geração, que têm tido poucas aparições em espectáculos realizados pelo país”, garantiu Gaspar Neto.
O novo espaço, disse, vai permitir dar aos amantes da música angolana opções de escolha e, de certa forma, ajudar a manter viva a trajectória artística desses criadores, que numa fase difícil do país ajudaram a passar mensagens revolucionárias com as suas canções.
Mais um espaço multidisciplinar está a ser construído para a realização de espectáculos de dança, teatro e exibição de filmes. “Como agente cultural estamos a cumprir o apelo do Ministério da Cultura, na criação de novos espaços, de maneira a ajudar a promover outras disciplinas artísticas e os seus criadores”, disse.
O Complexo Turístico Weza Paradise já recebeu várias distinções, das quais se destacam os diplomas de mérito atribuídos pelos Ministérios da Cultura e Hotelaria e Turismo, pelos seus feitos em prol da preservação, divulgação e promoção do turismo cultural.  Pelo “Palco das Recordações” já passaram, entre outros, os músicos Marito, Zé Keno, Elias dia Kimuezo, Dina Santos, Clara Monteiro, Massano Júnior e Pedrito, assim como os agrupamentos Kiezos, Jovens do Prenda, Olímpia, África Fiesta e Afro Sound Stars.
A casa já homenageou vários cantores falecidos, com destaque para David Zé, Urbano de Castro, Artur Nunes, Sofia Rosa, Óscar Neves, Lourdes Van-Dúnem, Zecax, Teta Lando, Franco, Dr. Nico, Rochereau e Vicky Longomba.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA