Participação da mulher debatida em mesa redonda

Manuel Albano
25 de Março, 2015

Fotografia: Kindala Manuel

“O contributo da mulher  angolana no desenvolvimento do teatro” é o tema de uma mesa-redonda que se realiza amanhã às 17h00, em Luanda, no âmbito da comemoração do 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.

Em declarações ao Jornal de Angola, Solange Feijó, actriz e secretária para comunicação e imagem da Associação Angolana de Teatro (AAT), disse que foram convidadas várias actrizes para darem os seus depoimentos e transmitirem as suas experiências  de carreira teatral ao longos dos anos.
Realçou que uma da prelectores é a responsável do grupo Oásis, Victória Soares “Totonha”, com mais de 20 anos de carreira, que durante a sua intervenção vai falar dos principais desafios que  muitas actrizes tiveram de ultrapassar por causa da discriminação.
Outros aspectos a ser abordados na mesa-redonda, disse, são a desistência de muitas mulheres do teatro, por questões familiares, financeiras e culturais: “Muitas desistiram porque constituíram famílias e havia a necessidade de se dar mais atenção aos lares”.
Explicou que estão a ser realizadas várias actividades que abordam questões ligadas a infância e a juventude para celebrar o Dia Mundial do Teatro para Infância e a Juventude, Mundial do Teatro Amador e Mundial do Teatro, nos dias 20, 22 e 27 deste mês, respectivamente.
Sob o lema “Angola 40 anos: Independência, Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento” estão a ser realizados encontros com carácter pedagógico e trocas de experiências entre profissionais de teatro.
Para sexta-feira, Dia Mundial do Teatro, estão previstas visitas a locais de interesse sociocultural, bem como uma sessão de venda do livro “Ser actor”, da autoria de Elias Pedro, na Liga Africana. A exibição do espectáculo “Ser actor”, uma demonstração do papel de um artista, especificamente o executor das artes cénicas, montada pelo colectivo de teatro Diassonama, também no salão multisuos da Liga Africana, é outra das principais atracções do programa de actividades para sexta-feira.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA