Cultura

Passistas participam em concurso de dança

Roque Silva

Um concurso de dança kizomba opondo passistas nacionais e estrangeiros realiza-se hoje, a partir das 16 horas, no Espaço Aplausos, na Centralidade do Sequele, em Cacuaco.

Espaço Aplausos na Centralidade do Sequele acolhe a iniciativa
Fotografia: Edições Novembro

A competição está inserida no encerramento da 1ª edição do Seminário Internacional de Kizomba, que decorre durante sete dias naquele centro de formação de artes, sob o tema “Mergulhar na Raiz da Kizomba”, que teve como prelector Eduardo Paim e aulas práticas com o formador Sacaneno João de Deus.
Dez casais participam na competição, entre alunos de vários grupos e escolas de dança, professores  praticantes de kizomba, provenientes de vários países da Europa, dos Estados Unidos da América e Congo Democrático, todos participantes no seminário. Os pares são formados por angolanos e estrangeiros.
A exibição de cada casal tem a duração de três minutos, disse a francesa Laury Esmeralda, directora e fundadora da Esmeralda Company Kizomba School (ECKS),  com sede em França, e co-mentora do Seminário Internacional de Kizomba.
A francesa deu a conhecer que são eleitos as três melhores performances de kizomba e semba, com classificação directa e sem eliminatórias.
Laury Esmeralda, que também é professora de dança, disse que o concurso tem início no período da manhã e o programa inscreve uma palestra em torno da kizomba.

Tempo

Multimédia