Cultura

Património cultural e reabilitação urbana é tema de análise

Mário Cohen

“Património Cultural e a Reabilitação Urbana. Um Caminho para o Desenvolvimento do Turismo em Cidades Históricas” é o título do primeiro livro do docente universitário Bumba Castro, que é apresentado sexta-feira, às 15h30, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.

Docente universitário Bumba Castro
Fotografia: DR

O livro, resultante da tese de doutoramento do autor, no curso de Turismo e Cultura, apresentada em 2018, na Universidade de Coimbra, em Portugal, traz a chancela da Lisbon Internacional Press. Publicado pela primeira vez em Lisboa, no mês de Janeiro, o livro foi lançado para dar mais contributos em relação a dimensão identitária do património cultural.

Para o autor, esta dimensão identitária é um instrumento impulsionador de desenvolvimento de projectos em cidades históricas, visando a conservação e também a geração de mais-valias económicas, sociais e culturais. “O livro vem dar grande contributo ao melhor aproveitamento do património cultural e do turismo, através da criação de oportunidades de revitalização económica e tendo em conta a melhoria da qualidade de vida dos habitantes”, disse o autor, ontem, ao Jornal de Angola.

Actualmente a ser comercializado no Brasil e Portugal, o livro volta a ser vendido, sábado e domingo, no Largo do Porto de Luan-da, das 10h00 às 18h00, na Feira da Humanização Económica Solidária e Turismo. Com uma tiragem de 350 exemplares, o livro faz uma análise sobre o património cultural, enraizado nos centros históricos, que pode ser visto como indutor de planos de desenvolvimento local, com o turismo em posição de destaque.

Licenciado em Direcção e Gestão Hoteleira, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Bumba Castro é especialista em Administração de Empresas Turísticas e Lazer, pela Universidade Politécnica de Madrid, e Doutorado em Turismo e Cultura, pela Universidade de Coimbra.  Ao longo da sua carreira foi quadro do Ministério do Turismo e actualmente é o responsável da Escola Superior de Formação Hoteleira, do Ministério do Ensino Superior.

Tem desenvolvido trabalhos de investigação a nível do turismo, património cultural e desenvolvimento regional e urbano. Ao longo dos anos produziu vários artigos sobre estes temas, assim como tem ministrado palestras, seminários e participado em encontros nacionais e internacionais sobre o turismo. 

Tempo

Multimédia