Cultura

Angola participa na 42ª reunião do Comité do Património Mundial

Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pela ministra Carolina Cerqueira participa desde ontem no Bahrein, até 4 de Julho próximo, na 42.ª sessão do Comité do Património Mundial.

Ministra Carolina Cerqueira chefia a delegação angolana
Fotografia: Edições Novembro |

O encontro visa, entre outros objectivos, examinar os pedidos de assistência internacional financiados pelo Fundo do Património Mundial e os relatórios do Centro do Património Mundial sobre as suas actividades e implementação das decisões tomadas. Os participantes vão igualmente tomar conhecimento sobre a estratégia de fortalecimento da capacidade do Património Mundial e o relatório de progresso sobre os centros da categoria.
A agenda inclui abordagens sobre o estado de conservação dos bens do Património mundial, das propriedades ameaçadas e do estado de conservação. O Comité do Património Mundial é composto por representantes de 21 Estados que aderiram à Convenção sobre a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural, entre os quais Angola, Brasil, Cuba, Burkina Faso,Tanzânia, Tunísia e Zimbabwe.
O comité tem como tarefas identificar, com base em candidaturas apresentadas pelos Estados-membros, os interesses culturais e propriedades de valor universal excepcional, que devem ser protegidas pela Convenção, e inscrever na Lista do Património Mundial, monitorizar o estado de conservação das propriedades e decidir quais as que devem ser  inscritas ou removidas.
As suas incumbências abrangem o estabelecimento da Lista do Património Mundial e das propriedades e bens em perigo, as listas provisórias apresentadas pelos Estados-membros a partir de 15 de Abril de 2018, as nomeações e actualização das referida relações,  bem como prestar esclarecimentos sobre limites e áreas de propriedade.

Tempo

Multimédia