Arte do Bengo atrai visitantes


10 de Janeiro, 2016

O Museu da Tentativa, em Caxito, província do Bengo, foi visitado de Janeiro a Novembro por um total de 4.475 pessoas, entre nacionais e estrangeiros, contra os 437 registados em igual período de 2014, revelou o chefe de secção dos Museus da Direcção Provincial da Cultura.

Em declarações à Angop, António Luís Manuel Camões explicou que 2.699 são do sexo masculino e 221 feminino, justificando que o aumento deveu-se a realização de várias palestras de incentivo promovidas pelos funcionários do museu.
O responsável sublinhou que muitos cidadãos desconhecem a real história da província do Bengo, com maior incidência a vida daqueles homens que trabalharam na plantação da cana-de-açúcar, palmar e bananal na época colonial. Por este facto, António Camões elogiou a postura dos visitantes que procuram o Museu da Tentativa  para conhecer a verdadeira história e de perto observar os trajes utilizados pelos trabalhadores e colonizadores portugueses.
Para 2016, o chefe de secção da instituição informou que se vai dar prioridade à formação de quadros, reforçar as palestras nas igrejas, escolas e mercados informais. O Museu da Tentativa, único na província do Bengo, localizado na Kijanda (Porto Kipiri), construído em 1932, visa homenagear e reconhecer a participação de cidadãos na luta de libertação nacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA