Biblioteca da cidade amplia o seu acervo


22 de Novembro, 2015

A Biblioteca Pública de Nova Iorque anunciou, ontem, a compra do arquivo literário da “New York Review of Books”, um “testemunho único da vida intelectual da segunda metade do século XX nos Estados Unidos”.

A direcção da instituição informou  que o espólio da biblioteca vai ser guardado num abrigo subterrâneo especial, equipado com tecnologia avançada. A medida surge depois de em Março ter sido abandonado o plano que previa a mudança do acervo para Nova Jérsia.
O arquivo é composto por correspondências entre os editores e fundadores da revista “New York Review of Books”, Robert Silvers e Barbara Epstein. Os responsáveis pela biblioteca não revelaram o valor do negócio, mas referiram que está coberto por um donativo. Este arquivo permite entender melhor, por exemplo, um dos períodos de ouro da revista fundada na década de 60 quando fez da cobertura da Guerra do Vietname. Muita da correspondência que então se trocou entre editores, correspondentes, analistas e políticos é pela primeira vez revelada, além de muito material nunca publicado.
Ainda não há uma data prevista para poder consultar estes documentos, mas a direcção da biblioteca já informou que os livros começam a ser guardados no abrigo a partir de Abril de 2016. “Tudo foi pensado para facilitar o acesso”, explicou a organização da instituição.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA