Criadores benguelenses distinguidos com prémio


10 de Janeiro, 2015

O escritor Mbangula Katúmua, de 29 anos, foi distinguido com o Prémio Provincial de Cultura e Artes, em Benguela, edição 2014, pelo conjunto da sua obra na área da Literatura, apurou a Angop de fonte oficial.

Mbangula Katúmua foi o mais novo escritor a ganhar o prémio. Escreveu “Sexorcismo” (2008), “Sexonância” (2012) e “Humanus” (2014), “Curso de Sociologia” (2014) e “Comportamento Eleitoral dos Jovens Angolanos nas Eleições de 2012”, (2014), em co-autoria com Mário Pinto de Andrade e David Boio.
Em declarações à Angop, o director provincial da Cultura, em Benguela, Cristóvão Mário Kajibanga, anunciou que nesta edição, conquistou o prémio na área de Audiovisuais, Walale Manuel, autor do filme “A Sombra Desconhecida”, que estreou em Abril do ano passado nas salas de cinema locais.
O galardão da Moda distinguiu o modelo Trindade, enquanto na Música o laureado foi o cantor Sukumula, também pelo conjunto da sua obra. O Colectivo de Artes Ngola foi galardoado com o prémio na área de Artes Cénicas e na disciplina da Dança, recebeu a distinção o grupo Cohen do Bocoio.
O júri do Prémio Provincial de Cultura e Artes ainda atribuiu, a título póstumo, o galardão em Ciências Sociais e Humanas ao padre José Kassanje Santos.
Por razões técnicas, não foram atribuídos os prémios no ano passado, daí que desta vez os premiados sejam quatro artistas distinguidos de 2013 e igual número de 2014.
“De acordo com as inovações introduzidas para as edições seguintes, o júri para o prémio de 2015 vai apenas distinguir quatro laureados e não oito como acontecia nos anos anteriores”, disse.
Deu a conhecer que cada galardoado tem direito a um diploma e uma quantia de 1.400.000 kwanzas, contra os 700 mil atribuídos anteriormente.
O Prémio Provincial de Cultura e Artes, uma réplica do Prémio Nacional, foi criado em 2011 pelo Governo de Benguela e distingue todos os anos criadores da província em quatro disciplinas decididas pelo júri.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA