Criadores ganham centro de formação

Afonso Costa | Namibe
26 de Março, 2015

Fotografia: Afonso Costa|Namibe

O governador provincial do Namibe disse que a partir do próximo ano os artistas locais vão beneficiar de um centro de formação cultural, para apoiar o desenvolvimento dos diversos ramos artísticos na província.

Rui Falcão fez este anúncio num encontro de auscultação com a classe artística e disse que o projecto de construção do centro encontra-se já no governo provincial.“Já tenho no meu gabinete o projecto do Centro Cultural de Moçâmedes, vamos lançar   no Orçamento de 2016, dentro de dias vou entregar o projecto à Direcção da Cultura para ser analisado com todos os criadores de artes.”
Cerca de 700 criadores de artes participaram no primeiro encontro de auscultação à classe artística promovido pelo governo provincial do Namibe.
A valorização do património cultural e a realização de acções de formação em teatro, dança e música foi uma preocupação levantada pelos criadores de arte.
Em resposta às preocupações dos criadores de arte, o governador Rui Falcão pediu à classe artística maior organização e união. “A nível da música e das artes, no geral, deve-se dar mais primazia aos nossos autores locais, e só em circunstâncias muito especiais recorrer a outras figuras fora dos limites da nossa província”, defendeu o governador Rui Falcão. “Se nós queremos ter um músico na praça nacional, primeiro ele tem de ser valorizado aqui.”  Os empresários da província têm dado o seu apoio à promoção dos artistas do Namibe, informou o governador Rui Falcão, tendo referido que foram eles que contribuíram financeiramente  para “a realização das Festas do Mar”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA